terça-feira, 31 de agosto de 2010

Como fazer um café expresso perfeito

Você ou seus funcionários tem idéia de como fazer um café expresso perfeito?
Aqui estão algumas dicas que com certeza poderão ajudá-lo.

1- CREMOSIDADE - O creme serve para manter a temperatura e preservar o seu aroma. É a espuma dourada na supercífie do café, que deve ser cremosa e consistente. Para testar basta acrescentar uma colher de açúcar e observar, se o açúcar descer lentamente é um sinal que o café está cremoso.


2- PORTA-FILTRO - Deve ser mantido sempre encaixado no grupo, com pó do café anterior. Isso contribui para manter o porta-filtro aquecido e para que o café saia na temperatura ideal.


3- XÍCARAS - Não é aconselhável empilhar as xícaras no esterilizador, se a xícara estiver fria, consequentemente o café sairá frio.

4- MOINHO - Deve ser regulado corretamente de acordo com a qualidade do grão de café utilizado, a moagem muito fina ou grossa, pode interferir no funcionamento da máquina e na qualidade do café. O tempo ideal para extração do café expresso é entre 25 a 30 segundos.

5- REFUGO / BORRA - Quando o pó do porta-filtro é eliminado antes do preparo do novo café , o refugo deve sair inteiro sem despedaçar, e quase seco, essas características indicam que o moinho está regulado corretamente .

E lembre-se também, que após tirar o café , este deve ser servido imediatamente para que não esfrie e perca o sabor.

LEMBRE-SE: Nas máquinas de 2 ou mais grupos se você não usar todas as grupos eles podem ficar entupidos , com resíduos de café, sempre alterne o uso dos grupos .
Importante: se você possui máquina de 1 grupo, lembre-se sempre de deixar o porta-filtro que não estiver em uso , em cima do esterilizador de xícaras, para mantê-lo aquecido.
REFLEXÃO "Para alguns uma pequena xícara contendo o néctar negro com espuma de ouro é um meio de sobrevivência ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário